É um facto inquestionável:
Portugal continua na berra! De destino por excelência ao inigualável afago da Mãe
Natureza, passando pelas estações mais bonitas, pelos resorts e hostels de
referência mundial, já para não falar da gastronomia sem paralelo, ou do - ainda
tímido - sol que nos aquece o coração, com clara influência naquele tipicamente
luso modo de bem receber, o nosso país continua a cativar as grandes
multinacionais.
Estas não se coíbem
de eleger diferentes zonas do nosso cantinho à beira-mar plantado para mostrarem
os seus produtos e serviços, algo que também se verifica no mundo das rodas, como
o comprovam os inúmeros eventos realizados em solo luso nos últimos 15 meses. Eis alguns exemplos, tendo o blog Trendy Wheels recebido informação oficial das respectivas marcas (por ordem alfabética para não ferir susceptibilidades):
Citroën com operação inédita
Citroën com operação inédita
A Citroën foi quem organizou a operação mais peculiar do ano, apresentando
um protótipo – o Cactus M – a um grupo restrito de jornalistas europeus, numa operação
que decorreu na zona do Guincho e Serra de Sintra, em Outubro último.
Foi na mesma altura em que
esteve entre nós a dupla de espanhóis que venceu um passatempo da marca
francesa, a que me referi recentemente no texto “Orçamentos para Férias”.
Leão da Peugeot rugiu a norte
e a centro
Entre o final de Setembro e o início de Outubro do ano
passado foi o Leão da Peugeot que se
ouvia rugir a norte, com o bem desportivo 308 GTi by Peugeot Sport a palmilhar
terreno entre o Porto e Braga, alimentando a veia desportiva das quatro
centenas de especialistas do sector, oriundas de 25 países, que a marca
francesa trouxe até nós.
“Uma decisão que
tem, naturalmente, um impacto positivo na economia nacional e local,
associando-se os atributos de Portugal à mais desportiva proposta da gama de
automóveis Peugeot,” refere a marca. Esta foi a sua segunda visita do ano
ao nosso país, depois de ter iniciado 2015 com a apresentação do seu novo 308 GT
à imprensa mundial, então elegendo uma área compreendida entre o Guincho, Cascais, Mafra e Lisboa.
Porsche
explora limites nos Autódromos
Dados os conteúdos desportivos dos seus icónicos
modelos, a Porsche aposta na
segurança e nas características dos circuitos fechados para dar a conhecer as
suas novas propostas. Na primeira quinzena de Dezembro trouxe centenas de
convidados para devorarem o asfalto do Estoril ao volante da mais recente
geração do eterno e delicioso 911, aqui na versão Carrera S.
Alguns deles andaram em estrada aberta, ligando o Parque
das Nações ao eixo Estoril-Cascais-Sintra, mas o grosso do programa decorreu em
circuito fechado, no interior do autódromo. Antes, em Março, foi o
circuito algarvio o palco das boas-vindas ao novo Cayman GT4, aqui envolvendo
80 jornalistas internacionais e algumas dezenas elementos da marca alemã.
Renault com Portugal no coração
A Renault aparecia entre nós a poucos dias do Natal, com uma prenda no sapatinho, o novo Mégane, mostrando-o
a mais de 600 jornalistas e representantes da marca. O Guincho foi a base
operacional e a quarta geração do popular modelo circulou entre Cascais, Lisboa
e Torres Vedras.
Foi a oitava vez nos últimos 10 anos que a marca francesa esteve
entre nós para lançar um carro novo, justificando esse facto com “a importância do mercado para a marca, as
condições atmosféricas, a excelência da hotelaria e a rede viária, foram
determinantes para que a Renault voltasse a escolher Portugal para palco de uma
apresentação e, logo de um modelo tão importante, como o novo Renault Mégane.”
Outras houve que também elegeram zonas históricas,
estradas de sonho ou a segurança dos circuitos fechados lusos para mostrarem
aos milhares de convidados que trouxeram consigo as suas mais recentes
propostas, para um mercado que não se cansa de evoluir. Como esta prosa já vai
um tanto ou quanto longa, esse segundo grupo fica para uma próxima edição.
Cumprimentos
distribuídos irmãmente e até breve!
José
Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas,
decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades
respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.
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