Esta é uma história
de tecnologia, prazer, moda, lazer e, claro, rodas, em que nos transformamos
num Valentino ou Valentina, e saímos para a estrada ao volante de um diamante –
o que há-de ser da Cláudia – acabando a jantar na companhia da própria e até de um virtual CR7!
Venha viajar comigo.
Há dias, pela
primeira vez em muito tempo, voltei a vestir a farpela de jornalista automóvel na sequência do convite da Toyota ao Trendy Wheels para que fosse conhecer
o seu novo SUV, modelo que parece esculpido a partir de diamante em bruto. Chamaram C-HR e diz a marca japonesa, que o “C” é de um “Coupé” – parece-o, de facto, pelo
facto de dissimular o criativo puxador das volumosas portas traseiras, com um vidro
minimalista, resultando numa curiosa solução; já o “HR” significa “High-Rider” e
resulta, decerto, da imagem do tipo saltos
altos que transmite quando se olha para ele, em especial nessa secção
traseira.
Por cá com
representação oficial desde 1968, a marca que então apregoava, num spot publicitário, que “veio para ficar e ficou mesmo!”, fê-lo, de facto, evoluindo enormemente desde o pequenino familiar Corolla da
altura, até se chegar a este volumoso C-HR. É um carro destinado ao segmento da
moda, o dos SUV (Sport Utility Vehicles, ou “Viaturas Práticas e Desportivas” em tradução livre), que é o futuro mais imediato do presente mundo automóvel. As estatísticas assim o
apontam, indicadas pelos crescimentos exponenciais dos últimos anos!
É, por isso, com elevada
expectativa que a Toyota arranca com as vendas por cá de um automóvel que, visualmente, se
assemelha ao tal diamante, definindo todo o lançamento segundo essa mesma
filosofia.
Na estrada como Valentino
Mas falemos agora do
Valentino e da Valentina. Foram vários os
que, por umas horas, assumiram esse papel (até mesmo a própria Cláudia), adoptando um nome real/fictício dado a quem se relaciona com o cada
vez mais presente Interface Homem Máquina (HMI - Human Interface Machine no original) dos automóveis do presente, tecnologia que,
traduzida por miúdos, se refere a tudo aquilo que se tem
para ajudar e interagir enquanto se conduz.
Fui, assim, para a estrada em modo José Valentino, num grupo que também integrava uma Carla Valentina e até uma Cláudia Valentina, a tal que dentro de dias vai ser ter um diamante para si. Quem? Já vai, já
vai! Esperava-me no estacionamento um Toyota
C-HR de cor Cinzento Extreme com tejadilho preto Night Sky, acabadinho de matricular,
sendo o meu destino imposto – depois de lido um QR Code com o smartphone –
o Centro Colombo, para uma experiência tecnológica. Mas esta até começou logo ali, quando entrei no seu habitáculo, espaçoso e muito confortável, de design bem mais simples do que o do exterior, este do tipo nave espacial (foi mais o que pensei quando o vi pela
primeira vez). A tecnologia era visível nas funcionalidades como a navegação,
áudio, controlo de dados da viatura, etc, e também invisível, escondendo-se sob o capot um motor
híbrido (gasolina/eléctrico) de 122 cv, o primeiro no tal segmento dos SUV, pelo
menos em automóveis destas dimensões (aqui o sub-segmento C-SUV para os mais
puristas).
O olhar
dividia-se entre o muito trânsito acumulado na Segunda Circular, em virtude da
chegada ao estádio do SCP de quem ia assistir ao embate com o Real Madrid, e o painel central deste C-HR, que ilustrava a cores os efeitos da minha
condução, nomeadamente as poupanças/gastos de energia na aceleração e travagem, partilhadas entre o avançado motor eléctrico e o mais normal bloco térmico,
entre outros conteúdos, inerentes a um bem recheado nível de equipamento. Chegado ao destino esperava-me uma breve explicação das
capacidades do novo smartwatch Samsung Gear Fit 2.
E também lá estava a Cláudia! Tecnologia: Check!
Um novo QR Code levou-me a outra travessia pelo
híper-caótico trânsito alfacinha, por estreitas (outrora semi-largas) avenidas agora
pejadas de máquinas de construção, gruas, delimitadores, passeios inacabados e
montes de areia, cascalho e alcatrão! Algo que o suave e confortável interior
do C-HR ajudava a esquecer e a isolar, garantindo uma condução relaxada ao
volante de um automóvel que, a cada semáforo, captava de imediato uns quantos
olhares de pura surpresa face ao que se lhes apresentava! Este lazer a bordo completou-se a tempo de um retemperador
cafezinho – da nova colecção UniQ – tirado na também nova máquina Delta QLIP na loja da marca na Av. da Liberdade, onde a Cláudia também chegava com o seu diamante. Prazer: Check!
Já outra (muito mais pequena) viagem levou-me às compras na Rua Áurea para conhecer parte do
catálogo da britânica Fred Perry, nomeadamente
os conceituados polos “Twin Tipped”, associando a moda à imagem do igualmente fashionable C-HR... tal como a Cláudia. Moda: Check!
Imagens: Trendy Wheels/JP |
Apesar da noite ter
caído entretanto, complicando ainda mais as voltinhas – toda a
envolvente do Campo das Cebolas estava a ferro e fogo – havia que ir
até à Lisboa Marina, no Parque das Nações, para a fotografia da ordem junto do veleiro Santa Maria Manuela, antes do regresso, pelo ainda muito acumulado trânsito, à Baixa Alfacinha para a apresentação formal dos conteúdos do Toyota
C-HR! Nada que assustasse o versátil C-HR que deslizava pelo tráfego como manteiguinha numa deliciosa torrada em pão alentejano! Só ali não vi a tal da Valentina, mas cheguei ao destino e... elle etait dejà lá! Lazer: Check!
A descrição do seu posicionamento e preços para o mercado nacional, face à cada vez mais volumosa concorrência, decorreu no recém-inaugurado hotel Pestana CR7 Lisboa, seguindo-se um reconfortante
jantar na companhia virtual – via TV – do dito campeão de futebol, pois o
original estava em Alvalade a ajudar à desgraça do Sporting, afastando-o
definitivamente da presente Liga dos Campeões da UEFA. Pró ano há mais! Conferência de Imprensa: Check!
Então... e a Cláudia?!
Vá que a Valentina desta história, que alguns já poderão ter identificado como sendo a Cláudia Vieira, se
decidiu por não ir à bola e preferir começar a mostrar-se junto ao diamante que, dentro
de dias, vai ser seu por uns tempos. Para quem não souber, a multi-facetada actriz/modelo, que neste evento dividiu o seu charme com o C-HR, é há muito uma das “Embaixadoras Toyota” no nosso país, contribuindo
para a difusão da imagem da marca japonesa.
Imagem: Cláudia Vieira (Instagram) |
“É para mim um enorme orgulho estar com a Toyota há
tanto tempo, num projecto que começou em conjunto com outros intervenientes. Ao
final destes anos – já são 10 – continuo a identificar-me plenamente com a
marca e com o que ela defende aos mais variados níveis, pelo que não vejo
qualquer razão para sair,” afirmou ao Trendy Wheels, durante o café pós-repasto.
“Para além dos eventos a que me associo,
como esta apresentação de hoje e dos próximos dias do novo C-HR, tem-me, também,
sido dada a oportunidade de conduzir quase todos os modelos que a Toyota tem
lançado, do pequeno Aygo ao desportivo GT86, à enorme e fantástica pick-up Hilux,
passando pelo ecológico Prius e pela carrinha Avensis que é, presentemente, o Toyota que me
leva para todo o lado.”
Mas tal será por
mais pouco tempo porque na calha está passar a cumprir os seus compromissos
pessoais e da sua completa agenda profissional ao volante do novo Toyota C-HR. “É algo que aguardo com alguma ansiedade,
principalmente depois de o ter conduzido neste evento e ver muita da sua
capacidade e versatilidade. É um automóvel verdadeiramente bonito, confortável e que me apetece muito explorar,” confidenciou-nos. "Não vejo a hora!"
Posto isto é
natural concluir que o Toyota C-HR é
a sugestão de Prenda de Natal Trendy
Wheels desta edição. Os preços de um C-HR com motor híbrido 1.8 HSD (122
cv, com caixa automática) igual ao que o Trendy
Wheels conduziu nesta acção, iniciam-se nos 28.350 euros, mas há propostas
mais em conta, como a variante equipada com o motor 1.2 Turbo a gasolina (116
cv, com caixa manual de 6 velocidades), a partir de 23.650 euros. Há cinco
níveis de equipamento, destacando-se o nível intermédio Comfort + Pack Style como o que
terá maior potencial de vendas. Pode vê-lo mais dinâmico por fora e também por dentro.
Se
também ficou conquistado com este exemplar único da ourivesaria nipónica tudo o
que tem de fazer é passar num Concessionário
Toyota, fazer o testdrive e, quem
sabe, oferecer-se um destes diamantes!
Cumprimentos
distribuídos irmãmente e até breve!
José
Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas,
decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades
respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.
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