Carteiras, malas,
porta-chaves, chapéus-de-chuva, peças de roupa (t-shirts, sweats, pólos,
blusões), óculos de sol, acessórios para os mais diversos desportos, máquinas
de barbear e até de café, entre muitos outros artigos, enchem as cada vez mais
variadas secções de boutique da
grande maioria das empresas. São ideias mais ou menos conseguidas com que os respectivos
marketeers associam a imagem de objectos
ou marcas aos consumidores, levando a que estes se passeiem exibindo, sem
custos e nos mais diversos locais, uma valiosa publicidade. Mas há artigos que
são menos notados ao olho humano, quanto mais não seja porque é outro o sentido
despertado, no caso o olfacto. E não falo das essências que se colocam nos
interiores das viaturas mas sim dos verdadeiros perfumes, que se usam no corpo!
Pergunta: e que tal
sair de casa para um evento, jantar ou encontro com um leve aroma a gasolina? E
com uma essência de líquido inibidor de humidade ou mesmo a uma mescla de cheiros que traduzem, na sua totalidade, o ambiente de uma oficina
de mecânica? Pois, tudo isto é possível puxando ao impulso da compra parte dos
aficionados, ou pelo menos aqueles que compram tudo o que tenha a ver com a
temática das rodas!
O perfume com
cheiro a gasolina surgiu há uns anos pelas mãos da VW, quando lançou o “Memoire
de Pétrole”, essência inspirada no cheiro que se agarra às nossas mãos sempre que vamos à bomba, mas ali com um
toque mais refinado! Afinal, é para usar na roupa e no corpo e não convém
estragar nenhum deles! Mas descanse, que os estrategas da casa alemã não enlouqueceram,
sendo antes uma acção de charme para o então lançamento do Golf eléctrico,
modelo que não tendo de ir à bomba priva o comum mortal daquele cheiro tão característico.
Assim, pode ter sempre em casa um exemplar do perfume e, de vez em quando, dar
umas borrifadelas… pró ar!
E as essências
associadas aos motores! Ahhhhh!!! Quem é que não quer ter no corpo aquele
cheirinho que paira no ar de uma oficina, onde corpos suados de mecânic@s se
misturam com os múltiplos líquidos que os nossos carros necessitam? Para não
nos esquecermos desse ambiente, a WD-40
adicionou ao seu catálogo, há uns aninhos, a eau de toilette “WD-40 Pour
Homme” e o respectivo after-shave!
Dizem @s especialistas que poria a cabeça à roda de muito boa gente… não fosse
ter sido a mentira de 1 de Abril da marca. Outra foi o “Parfum Castrol R30”, da
marca de lubrificantes Castrol e que
nunca passou à realidade.
Mas se pensa que não
há casos reais, desengane-se, pois a Comme des Garçons – nop… não é francesa mas
sim japonesa – prima pela diferenciação nas suas criações, nomeadamente no
domínio da perfumaria. Do seu catálogo fez parte o “Syntethetic Garage” da entretanto descontinuada colecção “Series 6”, que cheirava a querosene e óleo lubrificante, borracha e plástico, entre outros componentes mais florais para compensar. Diziam os seus responsáveis que “o cheiro a oficina automóvel oferece a quem vive na cidade todo um mundo de mecânicas de elevado custo, bem como um grande poder de atracção e de conquista”. Pelo menos a colecção era coerente, pois o “Garage” completava as quatro outras essências industriais, nelas imitando-se os cheiros artificiais do alcatrão das estradas (“Tar”), soda (“Soda”), peles plastificadas (“Skai”) e produtos químicos da limpeza a seco (“Dryclean”).
Se estas essências alternativas @ cativarem, sugiro outro exemplar do actual catálogo em termos de potencial Prenda de Natal Trendy Wheels, o “Odeur 53”, da colecção “Anti-Perfumes”, que integra nada menos do que 53 fragrâncias out of the box, entre elas o cheiro a… borracha queimada! Custa 95 euros na versão de 200 ml e está disponível para encomenda online e, de acordo com os stocks, em várias lojas nacionais. Consulte-as aqui.
Ainda no domínio das rodas, em alternativa às casas de renome do mundo da perfumaria, há marcas automóveis como a Bentley, a Ferrari, a Jaguar ou a Porsche que têm as suas próprias colecções de parfums. Clique nos respectivos links para as ver e saber preços. Se o orçamento não chegar para o carro, poderá, ainda assim, andar na rua com a essência de um automóvel de luxo ou de um modelo desportivo!
Imagens: Bentley, Ferrari, Jaguar, Porsche |
Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!
José
Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas,
decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades
respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.
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