Está tudo doido no
mundo da aviação, só pode! Se por cá se batem umas bolas sobre quem é que é,
efectivamente, manda na TAP e se esta continuará ou não a voar para a Invicta,
lá fora os desígnios são outros – alguns quase raiando a loucura – com os
fabricantes de aviões e companhias aéreas a arranjarem modo de rentabilizar uma
indústria e um sector de transporte que já teve melhores dias.
Tentando ser o mais
sucinto possível, já que a veia imaginativa daria pano para mangas,
apresento-lhe a razão de ser do título deste Trendy Wheels! Não se surpreenda
se, em breve, tiver de adoptar umas estranhas posições numa qualquer viagem de
avião.
Um banco, multiplas configurações
Comecemos pela mais
recente ideia da Airbus que, de acordo com notícias vindas a público nos EUA, estará
a pensar em criar um sistema de bancos corridos, com cintos e separadores
ajustáveis a gosto, para 2 ou 3 passageiros, ou mesmo uma família inteira (dois
adultos e duas crianças pequenas). O custo da viagem passaria a ser feito em
função da área ocupada em vez de se cobrar um bilhete individual. Enfim, um
modo de conter custos, maximizando o espaço e obter maiores lucros.
Lugares ao colo?
Não
é bem ao colo, mas a Airbus já viu aprovada uma patente que prevê filas de
assentos em camadas ou sobrepostos, do tipo espreguiçadeiras! Permitir-se-ia,
assim, aproveitar em altura o interior da cabina, mas desconfio que
complicando, em alguns casos, o acesso às bagageiras interiores… Outra
alternativa é a criação de lugares intercalados quase do tipo frente-a-frente.
Pró apertadinho, desconfio!
Voar em pé
Algo que, afinal,
não é tão louco como outra proposta que antecipa que possamos viajar… em pé!
Uns sugerem-no do tipo autocarro ou metro em hora de ponta, agarrados a
correias e barras, outros em assentos quase verticais só para encosto para
mini-viagens! Uma ideia que a Ryanair defendeu mas que se viu quase de imediato
rejeitada pelas entidades que regulam a segurança da aviação civil. Outra é a
chinesa Spring Airlines, que até chama a si a originalidade da ideia, vendo com
bons olhos a possibilidade de ter mais passageiros a bordo de um único aparelho…
Atenta a potenciais desenvolvimentos neste domínio, a Airbus e a italiana
AvioInteriors – com o banco (tipo sela) “SkyRider” - já estão a patentear
sistemas!
Mais de 600 lugares, fora a tripulação
Quem parece já ter resolvido
a maximização de passageiros a bordo de alguns dos seus aviões é a Emirates, contando
com quatro dos seus gigantescos Airbus A380-800 com nada menos do que… 615
lugares! São 557 na classe Económica e 58 na Executiva, abdicando-se da Primeira
Classe mas com a reconhecida elevada qualidade a bordo. Há espaço suficiente para
pernas, um dos maiores ecrãs da indústria em cada lugar (de 13,3 polegadas), com
milhares canais de filmes, programas de TV, música e jogos, para além do
exclusivo Emirates Onboard Lounge! Os voos inaugurais saíram do Dubai a 1 de
Dezembro último rumo a Copenhaga (Dinamarca) e Banguecoque (Tailândia), para
onde agora fazem voos regulares. Londres Gatwick (Inglaterra) e Kuala Lumpur
(Malásia) também já os recebem desde o início do ano.
Foto: The Emirates Group (oficial) |
Se não é um dos
220.000 passageiros que já esteve a bordo de uma destes quatro gigantes dos
ares com esta configuração, conheça-o em detalhe aqui:
Por hoje chega de
andar nas nuvens! Numa próxima edição apresento-lhe a segunda parte desta
autêntica fase de loucura por que passam os marketeers
da aviação, com os seus projectos do outro mundo!
Cumprimentos
distribuídos irmãmente e até breve!
José
Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas,
decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades
respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.
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