Quem é que, vivendo ou trabalhando nas grandes urbes, nunca correu para
apanhar o Metro? Em hora de ponta ou em alturas menos caóticas, alguns dos que
se encontram desse lado decerto se identificam com esta maratona, seja ela feita
pela fresquinha matinal, a caminho do trabalho, durante o dia para um qualquer
compromisso, ou já no final do expediente, aqui acompanhada com uma enorme
vontade de voltar ao lar. Mas as corridas que vos trago hoje são de outro tipo,
das que com este friozinho até apetece… desatar a correr pelos túneis do Metro!
Fotos: Discovery Channel Portugal e Mini España (oficiais) |
Muitos ouviram, decerto, falar ou viram recentemente na TV reportagens sobre
a Discovery Underground Lisbon, prova de atletismo de 10 km disputada por uma centena de atletas junto dos
carris do Metro de Lisboa. Nela ligaram-se nada menos do que 12 estações da
Linha Vermelha, numa experiência pioneira entre nós, antes estreada em Madrid em 2013
e, depois, repetida no ano seguinte em Barcelona. Coube, assim, ao metro alfacinha ser
palco, na madrugada do passado dia 12 de Dezembro, desta terceira prova
idealizada pelo Discovery Channel, aqui apadrinhada pelo atleta Nelson
Évora.
Quais toupeiras com ténis nos pés e capacete de luz na cabeça, os 100
eleitos partiram da estação de S. Sebastião pelas 2h30 da madrugada desse Sábado, para uma
corrida com dificuldades várias, inerentes aos nada comuns obstáculos deste
percurso, até aqui tão improvável para a maioria. Consagrou como vencedor, 38 minutos depois,
Tiago Cantante Romão (26 anos) na estação do Aeroporto.
Voltando a Madrid e numa estreia feita em 2013, com direito a segunda dose em Maio de 2015, andaram outras propostas, também, e em princípio, nada adequadas àquele ambiente subterrâneo. Falo das “Mini Metro Race”, acções de marketing que a Mini Espanha levou a efeito na estação de Chamartín para a apresentação de propostas do híper-popular modelo, nomeadamente as vitaminadas versões John Cooper Works, o desportivo por excelência da marca britânica, hoje parte do Grupo BMW.
Nada menos do
que 231 cavalos do Mini JCW 2015 ecoaram nos túneis daquela estação madrilena,
em ambas as vezes transformada em pista de competição: Ali, os pilotos oficiais da
marca fizeram espectaculares demonstrações de destreza ao volante, não só em velocidade
pura mas em slalom e arriscados – mas bem treinados – cruzamentos e duelos.
Voltando ao nosso burgo, o mais aproximado - apenas teve uma leve essência a automóveis - teve lugar em Julho de 2015, quando a Volkswagen fez ecoar nos túneis da estação do Marquês de Pombal os 192 cv do seu novo Polo GTi. Os incautos passageiros que aguardavam pelas composições nas plataformas de embarque foram surpreendidos - por vezes mesmo assustados - por uma ilusão acústica que dava a parecer que, a qualquer altura, dos túneis iria sair um automóvel, em vez da esparada composição do metro. "A potência do Polo GTi faz-se ouvir onde menos se espera", foi o mote da campanha da marca alemã, da responsabilidade das agência Indigo, MOP, Pure Audio e Garage.
Continuação de Boas Festas, com os habituais cumprimentos distribuídos
irmãmente, e até breve!
José Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.
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2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.
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