terça-feira, 12 de janeiro de 2016

As Avozinhas das Salsichas

Era uma vez três avozinhas de origem italiana – a Nonna Antonia, a Nonna Gina e a Nonna Lidia – que, num solarengo dia se lembraram de ir para as suas cozinhas fazer aqueles petiscos que todos os filhos e netinhos gostam, aqueles de comer e chorar por mais! Bem… não foi bem “lembrarem-se”, tendo antes sido convidadas a participar numa experiência muito peculiar! Mas vejamos quem são estas personagens, especialistas em pastas, salsichas & afins, que vivem nos EUA!

A Nonna Antonia nasceu em Ateleta, terra da Festa de Sant’Antonio Abate, popular festival onde a salsicha é rainha. Especializou-se em “rigatoni com salsicha”, mas também faz outros pratos que deixam a sortuda neta a salivar por mais. Já a Nonna Gina é, desde há 55 anos, perita em “almondegas com salsichas”. É natural de uma terra nos arredores de Nápoles, onde aprendeu a cozinhar salsichas, comer salsichas e – segundo dizem – até cantar sobre as ditas! Finalmente, diz quem a conhece, que a carinhosa Nonna Lidia tem abraços tão gostosos como as suas salsichas, mimos que herdou da mãe, tendo aperfeiçoado a sua “lasagna de salsichas”.

Foi a 8 de Novembro último, que este trio de avozinhas levou as suas especialidades para a estrada, dando todo um novo significado ao conceito de “comida caseira levada até sua casa”. Aliás, toda a situação é rocambolesca, numa ideia dos criativos da agência Droga5NY para a marca norte-americana Johnsonville. Umas típicas casinhas montadas nuns reboques e puxadas por umas pick-ups rumaram, assim, até à porta de casa de todos os que encomendassem esta entrega especial através da app da Uber de Chicago. No interior, as atarefadas ‘nonnas’ dividiam-se entre os afazeres domésticos e estes seus petiscos, de modo a chegarem quentinhos e prontos a servir neste Domingo que se tornou, assim, especial para muitos habitantes de Chicago!


Se quiser saber mais sobre esta aventura, quiçá apostar no lançamento deste conceito em Portugal, clique em Sausage Nonnas. Depois aproveite a boleia (e a carteira) de alguns “sharks” de um certo “tank” e quem sabe se não estará aqui o seu futuro…! Fica a sugestão.

Fotos: Johnsonville

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro

Notas:  
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes; 
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário